Expressar > Arte

O mundo louco e incrível do fotógrafo David LaChapelle

23.11.2013 • Maqui
2 comentários

Oi meninas, tudo bem? Voltei com a coluna depois de uma folguinha no feriado! hehe

Hoje vou falar sobre um fotógrafo que amo muito e vocês provavelmente já conhecem sem nem saber. Se vocês curtem música pop, com certeza já viram uma foto ou clipe dele por aí e devem ter pensado “que coisa maluca!”. É verdade, David LaChapelle é maluco! Sério, ele é bipolar e já foi internado em clínicas psiquiátricas várias vezes. haha Mas queria eu criar coisas tão incríveis com a minha maluquice…

Ele nasceu em 1963 nos EUA e começou sua carreira na fotografia quando tinha 17 anos e, ninguém mais, ninguém menos que Andy Warhol lhe deu sua primeira chance. Pra quem não sabe, o Andy Warhol criou uma revista chamada Interview (que existe até hoje) no final dos anos 60 e ele foi o primeiro cara a acreditar no trabalho do David. Ele fotografou pra Interview por muito tempo, sempre criando retratos absurdos dos personagens da revista. Aliás, a graça do LaChapelle é justamente essa: ele transforma em realidade imagens, ambientes, cenários e loucuras que provavelmente só existem na cabeça dele. As fotos dele são hipnotizantes, você olha e têm mil coisas acontecendo ao mesmo tempo, precisa observar a foto com atenção pra ver todos os detalhes e cada vez que você olhar, vai ver uma coisa que não tinha visto antes! Eu acho isso incrível e quase…mágico! Ele conta com muuuuita ajuda do Photoshop, é verdade, mas todos os cenários que aparecem nas fotos existem de verdade, tudo é meticulosamente colocado no lugar certo para ficar legal na foto. As imagens dele não tem nada de espontâneas e demoram horas para serem feitas, por isso o resultado é tão perfeito.

Meu ensaio preferido dele é um que ele fez com a Britney Spears em 1999, quando ela foi capa da revista Rolling Stone. Amigas, se vocês acham que a Miley Cyrus está causando agora, vocês não sabem o bapho que foi quando essas fotos sairam lá nos anos 90! haha A Britney era a menininha perfeita que cantava na escola e se divertia com os amigos no clipe de Baby One More Time, e de repente o cara transformou a mocinha em uma gata sexy e safada, de calcinha e sutiã segurando um Teletubbie e chocou os EUA!

lachapelle1

LaChapelle é um fotógrafo polêmico, ele cria imagens que perturbam as pessoas. Tudo é sempre meio distorcido, meio vívido demais, propositalmente pra te incomodar, sabe? Em 1995, ele fotografou uma campanha para a Diesel que teve o primeiro beijo gay da publicidade.

lachepelle4

Uma outra série de fotos dele que causou é a “Jesus is my homeboy”, algo como “Jesus é meu mano”, que mostra, tcharam…ele mesmo, Jesus, nos dias de hoje, em situações que acontecem nas cidades grandes. Apesar da polêmica, não dá pra negar a beleza das imagens, né?

lachepelle5

Ele já fotografou as celebridades mais importantes dos EUA e do mundo, dá uma olhada em algumas fotos.
lachepelle3Christina Aguilera

lachepelle6Katy Perry

lachepelle7Madonna

lachepelle9Angelina Jolie

Além de fotógrafo, David também dirige clipes e tenho dois preferidos! Um é do Elton John, da música This Train Don’t Stop There Anymore, que tem o Justin Timberlake fazendo o papel do Elton jovem (a música é linda e o Timberlake também! haha) e o outro é o famoooso e polêmico Dirrty, da Christina Aguilera. Quando esse clipe saiu em 2002, mudou completamente a imagem da Christina e eu assistia no repeat sem parar!

Ufa, falei demais!! Quem quiser saber mais sobre o David LaChapelle, pode comprar os livros dele cheios de fotos incríveis (são meio caros, mas vale a pena!). Também existe um documentário sobre ele que vocês podem assistir no Youtube, infelizmente não encontrei com legendas em português! =/ E por último, é só jogar o nome do cara no Google Images e ficar viajando por horas nas fotos dele.

Curtiram o post? Me contem!
Beijo, Maqui!

Maqui
Comentários

  1. Gabriela Cerino  23.11.2013 | 20:55  

    Nossa, depois dessa eu imagino a bela dupla que David LaChapelle e Andy Warhol davam. Um malucão e um bêbadaço (ambos geniais e tal). Polêmicos demais. Seus posts são interessantes demais Maqui, não tire folga em prol das mentes jovens necessitadas de cultura! HAHUAHUA

    • Maqui  24.11.2013 | 12:58  

      Já pensou como eram as festas deles? haha Pode deixar que não tiro mais folga não! =)