Viajar > Nossos Rolês

4 dias em Foz do Iguaçu

13.09.2022 • Maqui
25 comentários

Eu não lembro direito de onde veio a ideia de viajar pra Foz do Iguaçu, mas ela veio ali no começo de junho e não saiu mais da minha cabeça. Não que precise ter um motivo além das Cataratas né, maaaaas…haha Eu mandei uma mensagem no meu grupo de amigos perguntando se alguém animava pra ir e, depois de dias debatendo, eu e as minhas amigas Marinas (Bonafé e Nagamini) compramos as passagens pra viajar em setembro!

Dicas importantes:
📌 Leve e passe repelente! Os mosquitos de Foz não estão pra brincadeira.
📌 O quati é um bicho fofinho que parece uma mistura de guaxinim com furão e é quase um mascote oficial de Foz, você vai vê-lo por todo lugar, mas cuidado: apesar de lindinho, é um bicho selvagem, então não tente passar a mão nele, esconda sua comida (porque eles são famintos e roubam mesmo) e mantenha uma distância segura!

Hospedagem

Pra mim, a ideia de ir pra Foz veio acompanhada da ideia de ficar hospedada no Hotel das Cataratas, o único hotel que fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, casa delas, vocês já sabem: as Cataratas do Iguaçu. Quando chegamos lá, descobrimos que na verdade o hotel, que é todo rosa bebê, fica EM FRENTE a uma parte das Cataratas e nos apaixonamos na hora, então esse post vai ser quase todo sobre a nossa estadia nele, porque quase não saímos de lá!

Não tinha uma única nuvem no céu de Foz

A história do hotel é antiga, ele foi inaugurado em 1958, depois de anos de construção, mas antes disso, era outro hotel, quando o parque ainda propriedade particular. Em 1916, Santos Dumont se hospedou lá, ficou chocado que aquele lugar não era público, saiu de Foz direto pra Curitiba, onde conversou com o então governador do Paraná e, 3 meses depois, o Parque Nacional do Iguaçu passou a ser um espaço público acessível a todos! Por isso tem uma estátua do Santos Dumont na saída das Cataratas.

Difícil não querer fotografar cada detalhe

Essa história a gente ficou sabendo por um dos motoristas das vans do hotel! Como ninguém entra no parque de carro, quando você quer sair ou entrar, tem que pegar as vans que circulam o dia todo. O trajeto da porta do hotel até a saída é curto, cerca de 2km, mas ele demora em média 20 minutos, porque o limite de velocidade lá dentro é de 40km/h, por conta dos bichos que podem passar pela pista! Todos os motoras tem vídeos de onças, antas e outros animais que eles já viram na beira da estrada, é só pedir que eles mostram. haha

Aproveitamos a piscina horrores!

Chegando no hotel, fomos recebidas com um drink de boas-vindas chamado “Cultura Indígena”, uma bebida gelada de xarope doce de chá mate, limão e água com gás. Eu fiquei maluca assim que dei o primeiro gole e passei o resto da viagem pedindo o mesmo drink (sem álcool, porque tem com álcool também, mas não achei tão especial!) em todos os restaurantes do hotel. Na hora de ir embora, pedi a receita pro barman pra tentar recriar em casa, porque não poderia mais viver sem aquilo! haha Fiz a receita uma vez, mas ainda não ficou perfeita, então quando eu acertar, posto no Insta pra vocês!

O piquenique na frente das Cataratas também pode ser feito por não-hóspedes, é só entrar em contato com o hotel!

Como vocês podem imaginar, esse hotel não é barato! Nós ficamos em dois quartos e cada um custou R$6.430 pelas 4 diárias. Nossos quartos eram idênticos, só que o das Marinas tinha duas camas de solteiro e o meu uma cama gigante king. Nesse valor está incluído o café da manhã, que foi um dos mais gostosos que já tomei em hotel, a variedade de coisas era absurda, e a primeira leva de bebidas do frigobar no quarto.

Meu quarto era uma delícia

Eu me hospedaria lá de novo COM CERTEZA! Sair na porta e poder ver as Cataratas é uma experiência única, todo mundo que trabalha lá é um amor, a arquitetura e a paisagem são belíssimas, a cama é maravilhosa, a piscina aquecida perfeita, a comida deliciosa, é do lado do aeroporto…enfim, não tenho absolutamente nada ruim pra falar. haha

Cataratas do Iguaçu

Pra visitar o lado brasileiro das Cataratas, uma das 7 maravilhas naturais do mundo, você precisa comprar ingresso para o Parque Nacional do Iguaçu (R$63), chegar até a porta e de lá pegar um dos ônibus que circulam dentro do parque e podem te deixar em diversos pontos. O parque funciona das 9h às 17h, mas pra quem está hospedado no hotel, ele nunca fecha, ou seja: você tem acesso a trilha das Cataratas, por exemplo, antes da muvuca chegar ou depois, pra ver o pôr do sol. Acho que essa é a maior vantagem de ficar lá! Se tu não tiver medo de onça, pode até fazer a trilha de madrugada (mas eles não recomendam haha). Também não importa quantos dias você ficar hospedado, só é cobrado o ingresso do parque referente a um dia de visita.

Essa era a vista das Cataratas do mirante que fica na frente do hotel

O hotel oferece vários passeios e atividades através do Concierge (reservamos tudo antes de embarcar) e um desses passeios foi justamente a trilha das Cataratas às 8h da manhã, antes do parque abrir. Sendo bem sincera? Podíamos ter feito a trilha sozinhas, sem pagar um guia, mas é legal também ir ouvindo as histórias.

Claramente obcecada pelos arco-íris

As Cataratas são realmente impressionantes (do lado Argentino dizem que são mais ainda, mas acabamos não indo) e eu fiquei bem passada com a paisagem! Era surra de arco-íris duplo pra todos os lados, um céu perfeito, a força das águas, o barulho, é tudo impressionante!

O caminho é lindo e as vistas mais ainda

A estrutura da trilha me impressionou também, apesar da maior parte não ser acessível para cadeiras de roda, por exemplo. A passarela tem 1.2km e é bem fácil de percorrer, tem algumas escadas, mas nada que canse muito. Eu comecei o passeio achando que teríamos que fazer o caminho contrário na hora de sair, mas quando chegamos no final, vi que a estrutura era mais absurda ainda, porque tem até um elevador que te leva pra saída da trilha, onde tem lojinhas, lanchonetes e o ponto de ônibus pra você pegar o busão e voltar pro hotel (no nosso caso) ou pra entrada do Parque.

Rolês

Além das Cataratas, fizemos mais três passeios MUITO legais!

📍 Macuco Safari: quando eu falo de viagem, não gosto do discurso “você TEM que fazer isso”, acho que cada um faz o que quiser e nada é indispensável, mas assim, se eu fosse falar que você TEM que fazer algo em Foz, seria o Macuco Safari. haha Basicamente, é um passeio de lancha em que você praticamente entra embaixo das Cataratas. Se você for sem graça, pode escolher a opção SECA e aí a lancha só vai até pertinho e você fica lá olhando, mas por favor, não seja sem graça e escolha o passeio MOLHADO.

Safari né!

O ingresso pro passeio selva + barco do Macuco Safari, que foi o que a gente fez, custa R$362. Nós pagamos um pouco mais caro porque reservamos pelo hotel, então tivemos a van pra ir e voltar, toalhas, e na volta, secaram nossas roupas na lavanderia. Ainda bem, porque acho que elas estariam molhadas até agora! haha Ah, o Macuco também fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, então esse valor NÃO inclui o ingresso do parque. Eu recomendo fazer como nós fizemos: trilha das Cataratas + Macuco Safari no mesmo dia, porque aí você só precisa comprar o ingresso pra um dia só.

Prontas pra embarcar

O passeio começa com um carrinho de safari que te leva até a entrada de uma trilha pela floresta de mais ou menos 2km, mas você não precisa fazer se não quiser, tem a opção de ir direto com o carrinho até o portinho de onde saem as lanchas. A gente fez a trilha e é bem linda e tranquila!

Chegando na área de embarque, você pode alugar um armário (R$10) e deixar suas coisas, bolsas, sapatos, etc. Pessoas mais profissionais do passeio se trocaram e botaram roupa tipo de mergulho, mas a gente só meteu capa de chuva (que não adiantou nada haha), tiramos o tênis e fomos!

POV 1: você está entrando embaixo das Cataratas POV 2: você é uma Catarata

São 20 minutos de passeio numa lancha bem rápida que chega a centímetros de uma das quedas d’água e aí vem o CAOS! haha É tanta água na cara que mal dá pra olhar pra frente direito. A água é gelada, é forte, é violenta, mas é um rolê MUITO MUITO MUITO legal! Sério, que experiência! Eu e as Marinas não conseguíamos parar de rir e gritar. haha A gente levou os celulares naquelas capas de proteção e fizemos vídeos e fotos, mas o pessoal do Macuco também faz e no final você tem algumas opções pra comprar essas imagens.

📍 Parque das Aves: a 300m do Parque Nacional do Iguaçu, fica o Parque das Aves, outro passeio incrível de Foz. A gente foi depois do Macuco Safari e chegamos na bilheteria faltando 5 minutos pra encerrar o último horário de entrada (16:30), mas valeu muito a pena correr pra chegar!

Lugar lindo…

O ingresso custa R$70 e a grana é usada para manter de pé a única instituição do mundo focada na conservação de aves da Mata Atlântica. Aliás, muitas das mais de 1.300 aves que vivem lá foram resgatadas de apreensões de tráfico de animais selvagens.

…cheio de pássaros lindos

O Parque é muito bonito, rola entrar em alguns viveiros e ter contato bem próximo com as aves (a Mabê saiu correndo depois de levar um rasante de arara na cabeça haha) e o trabalho que eles fazem é muito legal e importante! Passeio 10/10.

📍 Itaipu Binacional: depois de ver tanta natureza, fomos turistar em uma usina! haha Itaipu foi, por muitos anos, a maior usina hidrelétrica do mundo em tamanho, mas é até hoje em produção de energia. Ela pertence metade ao Brasil, metade ao Paraguai e abastece tipo 14% nosso país e 100% do deles. É uma loucura de tão grande!

A sala de controles saída direto de Chernobyl

Existem algumas opções de passeios pra fazer lá: o panorâmico (R$46), em que você visita apenas áreas externas dentro de um ônibus, o especial (R$130), que foi o que a gente fez e te leva em algumas áreas internas importantes da usina, tipo a sala de controles, além de todas as áreas externas, o Itaipu by bike (R$38), um percurso guiado de 17km feito de bicicleta e o iluminado (R$48), um passeio noturno em que a usina fica toda acesa e belíssima.

Eu ADOREI saber mais sobre a história da usina e conhecer aquela grandiosidade de perto. O lugar é bem bonito, apesar de ser uma paisagem bem industrial e é muito legal estar em território brasileiro e paraguaio ao mesmo tempo, sem nem precisar levar o passaporte! haha

📍 Refúgio Biológico Itaipu: a gente não ia nesse passeio, mas já estávamos la em Itaipu, a moça da bilheteria me conhecia, ofereceu o ingresso (que custa R$35) pra gente e fomos. AINDA BEM! O Refúgio Biológico Bela Vista foi criado nos anos 1980 pra abrigar animais que foram desalojados por conta da construção da usina e, desde então, serve como santuário de preservação de várias espécies de bichos e plantas, além de ser um importante centro de pesquisa e educação ambiental. Muitos dos animais foram resgatados e não conseguiriam viver na natureza mais, por isso estão ali.

Um casalzão desse

O passeio é uma trilha de 2km que dura tipo 2 horas, porque o guia vai parando e contando a história e curiosidades dos bichos e plantas que vivem ali. Tem antas, corujas, lontras, borboletas mil, capivaras, pássaros e a Nena e o Valente, o casal de onças do Refúgio. Uma pintada, a outra preta e raríssima, lindas, lindas!

Rangos

Dentro do Belmond, existem dois restaurantes e um bar. O Ipê, onde é servido o café da manhã, também tem almoço e jantar à la carte, além de servir comidinhas na piscina. O Tarobá, bar de drinks, serve alguns petiscos gostosos. E o Itaipu, restaurante mais chique de lá, tem um cardápio rebuscado, uma coisa meio Masterchef e é preciso reservar. Ah, mesmo quem não está hospedado lá pode ir em todos os restaurantes, só precisa entrar em contato antes.

Menu do Itaipu: da série “comidas oou pinturas?”

Eu tinha várias dicas de restaurantes em Foz que vocês me mandaram pelo Insta, mas a gente acabou fazendo praticamente todas as refeições lá dentro do hotel por alguns motivos! 1. a maioria dos restaurantes que eu tinha me interessado não abria na hora do almoço em dia de semana e aí quando chegava a hora do jantar, estávamos cansadas e com preguiça de sair do hotel porque 2. ele é longe do centro da cidade! São 20 minutos até sair do Parque, mais 20 minutos até o centro, então era meio desanimador. haha

Mais uma da série acima, dessa vez almoço no Ipê

Mas em uma das noites, vencemos a preguiça e fomos jantar na Bona Trattoria, um restaurante italiano que me indicaram e era realmente delicioso! Comemos burrata, massas gostosas e um petit gateau recheadíssimo. Voltaria lá com certeza!

Caramba, escrevi muito!! haha Sei que não conheci muitas atrações turísticas famosas de Foz, nem fui pra Argentina, nem pro Paraguai, mas tudo bem, porque assim tenho motivos pra voltar! Aliás, no check out do hotel, ganhei de presente uma garrafinha pequena com água das Cataratas e diz que quando ela secar, eu preciso voltar pra pegar mais, então que assim seja! Espero que tenham curtido o post e pra quem ficou a fim de ver mais detalhes sobre tudo, minha amiga Ma Nagamini vlogou a viagem e está postando aos poucos no canal dela!

Maqui
Comentários

1. Luana  13.09.2022 | 18:11

Que post maravilhoso Maqui! Amei acompanhar sua viagem e estou com uma visão diferente desse destino. Entrou na minha lista de lugares que pretendo conhecer.
    Obrigada pelo post e todas as dicas ❤

2. Ana P  13.09.2022 | 18:48

Foi TÃO legal te acompanhar empolgada conhecendo a minha região, respeitando e valorizando tudo aquilo. Você realmente conheceu as coisas mais especiais, embora tenham outras coisas legais para fazer por lá, arrasou nas escolhas! Fiquei com o coração quentinho quando vi que você se hospedaria no hotel das cataratas, assim tive certeza que aproveitaria o melhor da cidade (alguns influencers que foram para Foz a convite acabaram sendo colocados num hotel antigo no centro, o que foi frustrante de ver. Foz tem uma rede hoteleira realmente ótima, melhor do que muitas capitais do Brasil, mas o hotel das cataratas é especial mesmo. Para quem quiser gastar um pouco menos, sugiro os hoteis Recanto, Mabu e Bourbon, mais baratos e excelentes também).

3. Julya Camargo  13.09.2022 | 19:37

AMEI! ERA O POST QUE EU PRECISAVA!
    Vou para foz em janeiro, a expectativa já era grande e depois de acompanhar tudo nos stories + esse post do blog, acho que vou morrer de ansiedade hahahaha estava na dúvida sobre o macuco safari, mas agora já estou convencida 😍

4. Flávia  13.09.2022 | 20:21

Ameeeei e já quero conhecer Foz!!

5. Vanessa Albuquerque  13.09.2022 | 22:27

Adorei! Já quero conhecer, obrigada por compartilhar sua experiência.

6. Juliana  13.09.2022 | 22:51

Amei o post Maqui. Deu tanta vontade de ir! Só pelo post.

7. Paula  13.09.2022 | 23:12

Eu já tive a experiência de visitar em 2019 e fui inclusive no lado Argentino, só não cheguei a ir na Itaipu, nem fazer o Macuco, mas estou indo na próxima semana até lá e dessa vez não terá Argentina, mas terá Itaipu e também o Macuco que não fiz na primeira vez por questões de $$$ fiquei muito animada com a viagem de vocês!!

8. Débora Raquel  13.09.2022 | 23:46

Fiquei encantada com tudo o que vocês mostraram nos stories e os detalhes que descreveu aqui. ❤️ Um privilégio visitar esse lugar

9. Mary Ana  13.09.2022 | 23:50

Eu amo Foz! É um dos meus destinos de viagens favoritos. Nunca fiquei no hotel das cataratas por motivos de: grana kkk. Mas assim que eu puder quero conhecer essa maravilha de hotel! 🤍

10. Gabriela  14.09.2022 | 00:33

Já fui e amei. Também não cheguei a atravessar a fronteira, mas quero ir novamente

11. Mariana  14.09.2022 | 07:55

NÃO ESTOU CONSEGUINDO SUPORTARRR. Eu amei sua vinda pra cá e todo carinho que foi recebida. Espero que voltar pra cidade esteja nos seus planos futuros, Foz tem muito muito muito mais a te apresentar tanto de pontos turísticos, quanto de comida! O alfajor boliviano que o diga haha. Muito especial te ter na minha cidade e compartilhar do mesmo quintal. Volte sempree

ps: Eu tinha 1% de chance de te encontrar e ENCONTREI. Ja posso me considerar um alecrim dourado?

12. Nathália  14.09.2022 | 09:00

Amei!! Sempre quis ir pra Foz pela cataratas e por ter a possibilidade de conher mais 2 países na mesma viagem, mas NUNCA tinha ouvido falar nesse hotel… Você faz tudo maqui! Entrou até pra minha lista de possíveis lugares pra lua de mel ♥️

13. Karine Constancio  14.09.2022 | 13:47

Muito bom o post! Lindo lugar… incluído na minha lista!! 👏🏼

14. Adriana Leão  14.09.2022 | 14:52

Conheci Foz faz uns 20 anos e lembro de me sentir na Disney com a estrutura do Parque. Só que nesses últimos anos o parque aumentou demaaaaaais então eu já sentia que precisava voltar pra re-conhecer as Cataratas, fazer passeios que não fiz ou que nem existiam na época (e eu era uma criança né).

Mas agora descobri que preciso economizar e me planejar pq **preciso** ficar nesse hotel hahahaha

15. Isabella  14.09.2022 | 15:18

Ameii o post, e amo o blog ❤️

16. Julia  14.09.2022 | 19:30

Morro de vontade de ir para Foz e estava pensando em ir nas minhas férias do ano que vem justamente por ter as cataratas e a chance de conhecer dois países.
    Amei o post com certeza voltarei nele para anotar as dicas e foi uma delicia acompanhar o quanto a viagem foi legal <3

17. Ana Paula Adriano  15.09.2022 | 13:18

Amei o post Maqui, e amo a volta do blog!

18. Juliana D.  16.09.2022 | 18:33

Caramba. Sempre senti vontade de conhecer, mas nunca fui atrás pq tinha dúvidas se era algo legal ou meio “morno”. Agora tenho certeza que preciso ir! valeu pelo post maravilhoso, Maqui!

19. Chris Gnata  17.09.2022 | 19:22

Amei!

20. Bels  17.09.2022 | 19:33

Tenho muita vontade de conhecer o lugar e sempre fiquei em dúvida se era legal mesmo! As fotos ficaram muito boas!

21. Jaque  20.09.2022 | 08:23

Esse é lugar que quero muito conhecer! Ler sobre me deixou ainda mais animada! ♥

22. Pamela  29.09.2022 | 14:06

Amei, amei!!!
    Sou de Foz e é maravilhoso saber que teve uma experiência maravilhosa com o melhor que nosso cidade tem a oferecer!!!

Outros influencers que já viajaram pra Foz não conseguiram viver o melhor da nossa cidade por focar nas compras no Paraguai (o que também é ótimo!), e como outra pessoa já disse, por escolher hotéis que não são tão bons.
    Obrigada por esse post maravilhoso, Maqui! Volte para aproveitar a Argentina e conhecer o Marco das Três Fronteiras