Expressar > Futuro

Como é a faculdade de gastronomia?

30.10.2013 • Karol
29 comentários

Sempre que alguém me diz que sabe cozinhar sinto, instantaneamente, vontade de: chorar? comer? virar amiga da pessoa? Todas as anteriores! Sou ridícula na cozinha. Sério mesmo! Acho que, por isso, não acreditei quando soube que a Lívia Czizek estava cursando faculdade de gastronomia. Me salva, Lívia! hahaha

Conheci essa linda quando ela fez parte da Galera CAPRICHO e, desde sempre, admiro o jeito descontraído com que ela leva a vida. Fiquei feliz demais  ao saber que ela e a gastronomia andam juntas agora!

Primeiro, como eu escolhi o curso?
Cozinhar é algo de que sempre gostei! Comecei cozinhando em casa e para as minhas amigas. Uma deficiência no meu organismo fez também despertar o meu interesse pela culinária. Pesquisava e criava minhas próprias receitas. Sou intolerante ao glúten e tenho que ter atenção redobrada nas coisas que vou consumir. Esse foi um dos motivos, talvez até o principal, para a escolha do curso. Quero me especializar em dietas e comidas para intolerantes ao GLÚTEN.

Como me preparei para o vestibular?
Já que estava meio insegura, esperei um ano depois de formada no colégio para ter certeza de que não estava fazendo a coisa errada. Apesar de não ter feito um cursinho preparatório para o vestibular, resolvi me arriscar e no final deu tudo certo. Passei! Vejo que fiz a escolha certa, estou adorando!

O curso e a rotina
O curso tem duração de dois anos (24 meses). Nos dois primeiros semestres, as aulas são mais teóricas. Tive matérias que nem imagina ver dentro do curso como: microbiologia, custos, estrutura física, legislação sanitária, higiene e segurança. Na parte prática trabalhamos em grupos separados por praças. É muito trabalhoso, por isso antes de qualquer manipulação, precisamos fazer um plano de ataque, que é uma organização de tarefas. O mise en place (alimentos que iremos usar no dia) chega à cozinha e nós separamos grama por grama. Determinamos as funções de cada  integrante do grupo, desde a montagem dos pratos até a limpeza da sua praça. Os professores avaliam cada item detalhadamente: uniforme, integração do grupo, higiene, organização, etc.

faculgastro

Eu na cozinha
Um pouco antes de iniciar o curso, recebi uma proposta para trabalhar em um restaurante. Como estava relacionado à minha escolha, resolvi aceitar para ver como funcionava o mundo dentro da cozinha. Eu trabalhava das 07:00 as 16:00, de domingo a quinta. Na cozinha é uma correria só, as horas passam sem que você perceba, mas quando você faz algo que realmente ama, o trabalho se torna prazeroso. Essa experiência acrescentou muito na prática diária das minhas aulas. Cada prato é especial, toda receita proporciona uma nova descoberta. Com os erros, favorecemos as criações mais inesperadas e, assim, vamos aprimorando conceitos e reinventando sabores.

Esperam que tenham curtido!
Me segue no Insta: @Liv_Czizek
Beijão!

Karol
Comentários

  1. Carol  30.10.2013 | 21:01  

    A livia pretende depois que terminar a faculdade ir fazer alguma especialização em outro país ? Uma vez li que é muito importante isso no currículo de qualquer chef ai queria saber se é realmente tão importante assim

    • Karol Pinheiro  01.11.2013 | 13:29  

      Pergunta lá no Twitter dela! Mas acho que, apesar de importante, não deve ser fundamental, né? meio igual a outras profissões!

  2. Rafaela Gomes  30.10.2013 | 23:08  

    aaaaah eu AMO gastronomia, acho tipo perfeito! Ka, sou ótima na cozinha se quiser virar minha amiga hahaha Um dos meus sonhos era fazer a facu de gastronomia, só que eu tenho um medinho de não conseguir um bom dinheiro com isso, não sou de família rica ou com condições financeiras muito boas a ponto de ir para o exterior e me aperfeiçoa sabe? Mas vou fazer nutrição ou engenharia de alimentos que também está ligada, e creio eu que vou gostar muito também, quem sabe depois não faço a facu de gastronomia por hobby? Nossa dei uma desabafada em?! kkk Agora espero que dê tudo certo para Lívia né?

    Beeeeeeeeijão Ka minha blogueira top, to sempre aqui te acompanhando, rs :)

    http://viciodeespelho.blogspot.com

  3. Júlia Capuzzo  30.10.2013 | 23:20  

    Karol, estou no último ano do fundamental (9ºano), sou nova ainda e vou para o ensino médio ano que vem.
    Em dezembro vou fazer a prova da Etec e queria muito cursar gastronomia, mas não tem… tinha pensado em fazer nutrição! Porque assim, primeiro aprendo sobre os alimentos e depois faço a facul de gastronomia! :D
    Simplesmente A-M-O assistir programas de culinária e só de pensar em fazer como os culinaristas… #emoção
    Qual sua opinião?
    Beijo, beijo <3
    P.S.: Muuuito sucesso Lívia! *-*

    • Karol Pinheiro  01.11.2013 | 13:33  

      Minha opinião é sempre que vc tem que seguir seus sonhos e fazer o que ama. Aproveita que ainda é nova e pesquisa o máximo que der para se sentir mais segura e preparada! Boa sorte, viu! =)

  4. Bruna Oliveira  31.10.2013 | 15:17  

    Quando era menor, queria fazer gastronomia, mas agora estou decidida em Publicidade *-*

    *Queria saber se poderia te mandar algumas perguntas para realizar uma entrevista em meu blog, pois sempre acompanho e admiro muito seu trabalho!

    Desde já agradeço
    super beijo
    Bruna

    http://www.maniadebruna.blogspot.com.br

  5. Isabel  31.10.2013 | 15:58  

    Onde a Livia fez faculdade de gastronomia??
    Estou pensando em fazer gastronomia mas nao sei aonde fazer

  6. Jess  31.10.2013 | 20:20  

    Excelente post! =D

    Dá uma olhadinha no meu blog, please!
    http://whattostyle.blogspot.com/

    xoxo,
    Jess

  7. Lavínia  02.11.2013 | 22:07  

    Karolinda, qual é o editor de imagens que você usa??? Acho simplesmente perfeito!!! Beijinhos

  8. Tatiana  03.11.2013 | 21:35  

    Karolzinha, se vc achar alguém para falar um pouco sobre o curso de engenharia química eu irei ficar muito feliz :D adoro o blog, parabéns! Beijão

  9. Natália Gabriele Dametto  27.01.2014 | 11:23  

    Amei essas dicas ;-);-) eu estou no 3° cologial ainda mais o meu maior sonho e fazer gastronomia msm… amo de mais cozinhar, minhas amgas amam minhas comidas, eu sou dessas que perguntam o que vai de ingrediente quando vo comer… ae se eu gosto da comida peco ate receita kkk.. agr eu vo fze um curso a noite de técnico em segurança do trabalho esse curso vai me aprimorar na gastronomia?? Bjs desde ja

  10. geovana  31.07.2014 | 19:46  

    oii kaah…adorei as dicas…sabe tava quasi desistindo de fazer gastronomia..eu estava cm medo de nao dar certo e de nao ter mt trabalho e principalmente das pessoas nao gosta do que eu coziha…mais agr estou confiante mesmo mesmo …brigadiinhaaahh :))

  11. Débora  28.01.2015 | 20:28  

    Gostaria de saber qual a faculdade que ela fez? E aonde era o curso? Obrigada

  12. Julia Matias  12.02.2015 | 21:10  

    Olá, gostaria de saber como descubro que realmente gosto da profissão ?? Se todas as minha práticas em casa mesmo já são um passo para a faculdade ??

  13. Gabryelle Calandrini  16.03.2015 | 22:23  

    Karol, você comprou alguma maleta ou foi comprando as facas separadas ? Qual a melhor marca? Beeeijos

  14. luana  23.04.2015 | 16:10  

    bom eu tenho 15 anos e desde dos 8 anos so apaixonada por cozinha sempre vi minha tia minha vo todo mundo na cozinha fazendo doces, comidas e ai foi que eu começei a ver que a cozinha e um lugar que eu me encaixo eu gosto de cozinha muito sempre penso de enventar coisas novas tipo muda a receita e da certo e eu queria saber mais de vc que materias e outras coisas vcs fazem no curso ?

  15. Amanda Dara Perin  26.04.2015 | 23:20  

    Muito legal , estou pesquisando sobre o assunto , pra ter certeza que e o que eu quero … amo cozinhar des de sempre , me ajudou muito !!!

  16. francielle  21.05.2015 | 15:17  

    nossa legal interessante to meia que indecisa ainda sobre qual faculdade cursar estou no ultimo ano do ensino medio ,e estava a procura de uma faculdade q eu nao me arrependa depois … nao so boa na cozinha ,sou péssima mais as vezes dou uma de chefe de cozinha gosto de cozinhar .

  17. Vivian Smadeski  23.05.2015 | 14:47  

    Adorei a entrevista… tenho muita vontade de fazer faculdade de gastronomia, mais eu sinto medo de trabalhar em restaurante de se apurar, gosto de fazer as coisas com calma… será que é uma boa ideia eu fazer esta faculdade ? Acabei de fazer 18 ano… então penso em fazer uma faculdade para mim formar minha vida…

  18. Felipe pontes  05.06.2015 | 00:28  

    Olá livia me chamo felipe,e gostaria de saber pra quem quer cursa gastronomia precisa ser bom na cozinha?rsrs,o curso que chegou agora aqui na capital é”tecnologia em gastronomia”isso pode fazer com que eu perca pra um bacharel em gastronomia?ou eu vou ter a msm oportunidade de emprego
    gostaria de saber também se posso fazer uma especialização pro exterior?
    me ajuda rsrs

  19. Fernanda  08.06.2015 | 09:47  

    Karol, te acompanho deeeeesde a capricho hahaha Minha amiga está cursando Nutrição, mas está ficando confusa por engenharia. São duas profissões totalmente distintas. Como ter certeza do que quer, do que fazer ? É algo bastante difícil já que, passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando, precisamos de algo que fazemos com amor e satisfação.

  20. Cintya  10.06.2015 | 16:36  

    Tem matematica em gastronomia ? O ramo de mercado de trabalho é dificil ?

  21. Melissa Diniz  15.07.2015 | 10:02  

    Tenho 13 anos e já penso em fazer faculdade de gastronomia :)

  22. rosangela neves  28.07.2015 | 17:29  

    que materia cai no vestibular tenho 44 anos carol amo gastronomia se deus quizer vou passar dia 2/8 agora e a prova pode eu me dedicar estudadndo que materia cai na prova

  23. Pamela  17.02.2016 | 17:18  

    Olá Karol…gostaria de saber quais matérias mais caem no vestibular de gastronomia..

  24. meire jane  03.03.2016 | 09:31  

    Bom dia! gostaria muito de fazer gastronomia mas sou péssima em matemática o q faço?

  25. Joyce maria  08.03.2016 | 22:49  

    Ola meu nome é joyce maria e me apaixonei pela gastronomia ao ver uma matéria na tv,quando vi nossa é isso o que quero pra mim logo pensei,mas não sou apaixonada so por gastronomia por confeitaria e veyerinaria também, pois se Deus quiser irei cursar os três,sua historia muito incrível karol pinheiro gostei muito,assim como vc nao tengo muita pratica na cozinha mas vou ter…..bjos

  26. Tuany  27.07.2016 | 15:10  

    Olá karol.
    Karol estou muito ansiosa para começar minha faculdade de gastronomia, mas tenho um problema, se eu começar agora em agosto, vou entrar no 2 semestre, na turma do 1 semestre, e estou com muito medo de ficar perdida.. gostaria de sua opinião..se eu começo agora ou se espero ano que vem para começar junto com toda a turma