Expressar > Moda

Moda dopamina: cores podem mudar seu humor!

09.09.2022 • Carolina Guarnieri
14 comentários

Oi oi gente! Eu sou a Carolina, mas ninguém me conhece assim, então pode chamar de Carol. Agora neste mês de setembro, este blog também será todinho meu! Sou formada em produção de moda e faço faculdade de jornalismo e especialização em (pasmem!) jornalismo de moda. Ah! Também sou bailarina clássica. Muito fofo né? Amo escrever e sempre sonhei em escrever em um blog (quem foi adolescente nos anos 2010 vai me entender). Vou postar sobre moda e tendências, assuntos pelos quais sou muito apaixonada, então espero que aproveitem bastante e curtam os posts enquanto eu estiver por aqui! ✨

Passamos por quase dois anos de pandemia e isolamento social e depois de todo esse tempo, nosso desejo por mudanças visuais ficou ainda mais urgente e necessário. Nós não somos mais os mesmos de antes e, acompanhando toda essa jornada, nosso estilo definitivamente não permaneceu intacto!

Depois de meses e meses de looks confortáveis e reuniões online onde só a parte de cima importava (saudade pijamão embaixo haha), a visão que muita gente tinha sobre tons neutros e looks básicos deixou de ser a mesma: agora é a vez das cores, das estampas, da alegria e desse novo sentimento animador e, por que não, esperançoso, que queremos nos inundando. E isso tudo tem nome: 2022 é o ano do dopamine dressing, também conhecida como moda dopamina.

Fotos: @michellenorrisphoto, Oren Siddo, @styleisstyle, Glamazon Diaries, @ju_romano, Not Jess Fashion e @styledumonde

O termo em inglês (popularizado pela Dawn Karen, uma conhecida psicóloga especializada em moda) faz referência à dopamina, um neurotransmissor produzido pelo nosso corpo capaz de regular sensações de felicidade, prazer e de aumentar a motivação quando liberada pelo organismo.

A ideia da moda dopamina é se vestir com o objetivo de afetar seu humor. Em um dia blé, por exemplo, em vez de botar um jeans e camiseta branca, você faz o oposto: veste uma cor vibrante e vê o que acontece! Estimular o humor das pessoas através de cores vibrantes, brilho, modelagens diferentes e tudo que remeta visualmente à vida, alegria e sensações boas é a proposta dessa tendência. É por isso que o neon está em TODO LUGAR agora!

Fotos: @blackgirlsincolor-, @rowisingh, @ninasandbech, Bid Bud Press, @melissakayejewelry e Nylon.

A teoria diz que, ao usar peças de cores vibrantes, estampadas e bem coloridas , o corpo humano é capaz de incorporar esses estímulos ao nosso estado de humor (eu amo a ciência e a moda trabalhando juntas…). Faz sentido, né?

Riri, Blake, Lizzo e Hailey: as celebridades marca-texto

Agora, com a flexibilização das medidas de segurança e o avanço da vacinação ao redor do mundo, a moda começa a entrar em um novo ciclo que já vem dando as caras nas passarelas e nas ruas. Diversos desfiles de alta costura e prêt-à-porter apresentaram coleções mega coloridas e extravagantes.

A que me vem primeiro na cabeça é a Valentino e seu pink neon, que foi o carro chefe do desfile Outono/Inverno 22-23, onde até a própria passarela era dessa cor! Quem não sonhou com aquele sapato plataforma pink e uma parede absurdamente rosa em casa? haha

Pink por toda parte! Fotos: Valentino

A moda dopamina (que, aliás, também está na maquiagem!) é a tradução do alívio e da alegria que as pessoas estão sentindo ao ver uma luz no fim do túnel depois de tantos dias difíceis que vivemos. E se tem explicação científica, eu acredito!

Clique e Compre

Bolsa Hering
Bolsa Hering
Comprar
Camisão Calma SP
Camisão Calma SP
Comprar
Sandália Yellow Factory
Sandália Yellow Factory
Comprar
Body TJama
Body TJama
Comprar
Vestido Zara
Vestido Zara
Comprar
Brinco Neon Jungle
Brinco Neon Jungle
Comprar
Tênis Adidas
Tênis Adidas
Comprar
Bolsa Petite Jolie
Bolsa Petite Jolie
Comprar
Calça Calma SP
Calça Calma SP
Comprar
Lápis Frederika Make
Lápis Frederika Make
Comprar
Pochete Nike
Pochete Nike
Comprar
Camisa Renner
Camisa Renner
Comprar

Por isso, podem se jogar no neon, no glitter, nas estampas gritantes, nos delineados diferentões e em tudo que pode te dar aquele shot de dopamina que você precisa. A regra é uma só: vestir e abusar do você gosta e te faz feliz! Existe tendência mais gostosa do que essa? Eu já amei!
Beijo e até sexta que vem!

Carolina Guarnieri
Comentários

  1. Gabriela  10.09.2022 | 01:36  

    Genial! Hoje mesmo estava lendo sobre prêt-à-porter.
    Eu tenho mudado muito a forma como me visto, antes me considerava uma pessoa “básica”, e hoje é a última coisa que eu quero ser hahaha. Acredito muito que as cores tem um poder enorme de mexer com a nossa vibe, enfim! Amei o post 🫶🏽

    • Carolina Guarnieri  17.10.2022 | 17:12  

      Sim Gabi! Eu mesma sempre me vesti super básica mas as cores estão me conquistando a cada dia! Sempre que quero ficar de bom humor coloco uma corzinha e ja melhora tudoh!

  2. Débora  10.09.2022 | 12:53  

    Isso da cor influenciar o estado de espírito é real kkkkk

  3. Stheffane Késsia  10.09.2022 | 18:27  

    Confesso que tenho sido muito influenciada por essa moda, mesmo antes de saber o nome dela. HaHa O TikTok e a coloração pessoal estão aí de prova o quanto as pessoas estão buscando mais isso, e principalmente, se redescobrir depois desse período cinza que passamos.

    • Carolina Guarnieri  17.10.2022 | 17:14  

      Nossa! Nem me fale, eu estou morrendo de vontade de fazer uma coloração pessoal pra cair de vez no mundo dos looks coloridos! ahahah

  4. Sarah Hanna  10.09.2022 | 18:45  

    Eu amei esse post porque essa coisa de tentar usar mais cores na vestimenta é algo que tem acontecido muito comigo. Se estou feliz, uso cores mais neutras, mas se estou triste, aposto em uma roupa colorida pra me sentir melhor. Tenho acompanhado algumas marcas e essa tendência é tudo, principalmente se é neon, porque compartilho do amor da Maqui por cores nesse tom hahahaha
    O post ficou ótimo Carol, aguardo ansiosamente os próximos <3

    • Carolina Guarnieri  17.10.2022 | 17:14  

      Nossa! Nem me fale, eu estou morrendo de vontade de fazer uma coloração pessoal pra cair de vez no mundo dos looks coloridos! ahahah

  5. Mariucha Souza  11.09.2022 | 08:33  

    Bem vinda!!!
    Senti vontade de usar cor instantaneamente. :)

  6. DEBORA  11.09.2022 | 10:03  

    Que matéria f*da! E faz total sentido. Ultimamente tenho me sentido assim quando coloco roupas mais vibrantes!! E tenho percebido um impacto em quem encontramos durante o dia tb :)

    • Carolina Guarnieri  17.10.2022 | 17:16  

      Obrigada Débora!! Amei que você gostou! E super concordo com você, quando uso roupas mais vibrantes sinto mudar todo o meu dia

  7. kayllane  20.09.2022 | 19:33  

    Eu AMEI o post, e um dos motivos foi que você usou referências negras, atualmente me interesso muitoo pela moda, mas tenho medo de usar certas cores por conta do meu tom de pele, confesso que esse post me deu um boost. Você arrasouuu!

    • Carolina Guarnieri  17.10.2022 | 17:18  

      Obrigada Kay!!! Fico muito feliz que tenha gostado e se identificado! Os looks coloridos funcionam para todos os tons de pele! Vale a pena apostar e arrasar muuuito!