Comer > Receitas

Maqui indica: receita de bolinho de chuva

12.04.2015 • Maqui
8 comentários

Oi, aqui é a Maqui, me desculpem pelo sumiço! haha Essa semana me bateu uma vontade de quase que incrontolável de comer bolinho de chuva. Aí eu percebi: tá friozinho, faz todo sentido! A semana foi passando e eu não tive tempo de fazer o bolinho. Aí essa manhã eu acordei e pensei: DE HOJE NÃO PASSA. Acontece que não tá frio, gente. Aí eu percebi outra coisa: que besteira comer bolinho de chuva só quando tá frio. haha No inverno, verão, outono ou primavera, esse lanchinho é delícia.

Como há tempos não compartilho uma receitinha aqui no blog (e sei que vocês gostam!), resolvi postar essa. Que tal? Eu não costumo fazer frituras em casa (tive que comprar óleo só pra essa receita), porque fazer fritura em casa é um caminho sem volta. haha Quando você menos percebe, tá vivendo à base de batata frita e nuggets. Mas ah, de vez em quaaaaando não tem problema, né?

A receita é bem fácil e rápida, então vamos lá:

Ingredientes:
• 2 ovos
• 1 xícara de açúcar
• 1 xícara de leite
• 2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
• 1 colher de chá de fermento em pó
• 1 litro de óleo
• 1 colher de canela (para polvilhar)
• 2 colheres de açúcar (para polvilhar)

Modo de preparo:
Misture os ovos, açúcar e leite em uma tigela e mexa com um fuê (se não tiver, pode ser com uma colher de pau mesmo). Junte a farinha de trigo aos poucos e vai misturando até a massa ficar homogênea. Por último, acrescente o fermento. A massa deve ficar cremosa mais pra líquida (como na foto aí em cima).

Esquente o óleo em uma panela até ficar bem quente. Despeje a massa em colheradas na panela. Primeiro a massa afunda e depois ela começa a boiar. Deixe o primeiro lado dourar e com a ajuda de uma escumadeira, vire o bolinho para dourar o outro lado. Ah, detalhe: depois que botar o primeiro bolinho na panela, deixe o fogo bem baixo, senão eles ficam crus por dentro.

Ps: é difícil mesmo fazer bolinhas certinhas, não se preocupe. Se os seus bolinhos parecerem criaturas estranhas que você encontraria no fundo do mar (como os meus aí nas fotos), tudo bem! haha O importante é o sabor. Não sei como os profissionais de bolinho de chuva fazem pra eles ficarem tão redondinhos, mas eu nunca consegui. Depois de fritos, é só arrancar os rabinhos e tá tudo certo!

Tire os bolinhos do óleo e deixe descansar em papel toalha, para escorrer o óleo. Bote em um prato duas colheres de açúcar e uma colher de canela e passe os bolinhos nessa mistura.

Prontinho!!! Fácil, não?? Se você quiser incrementar mais ainda, dá pra fazer buraquinhos e rechear com doce de leite. Ou passar doce de leite por fora mesmo! Ou Nutella, ou geléia, ou manteiga…fica bom com tudo! É perfeito pra um lanchinho da tarde com café, hmmmmm.

E aí, curtiram? Estão correndo pra cozinha agora mesmo? Espero que sim! haha Me contem nos comentários se vocês querem ver mais receitas aqui na coluna? Quero muito saber.
Beijo e até a próxima semana!
Maqui

Maqui
Comentários

  1. Fernanda  12.04.2015 | 22:19  

    Amo demais bolinho de chuva! Principalmente com tempo frio. <3

  2. May Lopes  13.04.2015 | 09:01  

    Nossa… Maqui, Bolinho de chuva com Nutella que ideia boa!!! Meus bolinhos ficam igual.

    Bjo.

  3. Gisele Karine  13.04.2015 | 10:49  

    Nunca comi bolinho de chuva :(
    Vou tentar fazer e se conseguir te marco no insta pra você ver Maqui!!!!
    Beijão

  4. Amanda Farias  13.04.2015 | 12:27  

    Maqui quando eu faço bolinhos de chuva usa uma colher pequena para pegar a massa e colocar na frigideira e ai eles ficam redondinhos só precisa tomara o cuidado de deixar a massa cair toda antes de tirar a colher…. (todo atrapalhado esse comentário mais acho que da para entender né) Beeeijos

  5. Bárbara  13.04.2015 | 12:58  

    Aaaiii que delícia Maqui. É tão bom bolinho de chuva naqueles dias frios e chuvosos. Valeu a dica.

    http://www.guardandonamemoria.com

  6. Orianne Hilgert  13.04.2015 | 16:06  

    Adoro bolinho de chuva! Sempre peço para uma tia fazer para mim, porque não sei fazer. Mas Maqui, agora com essa receitinha super simples e deliciosa, ainda mais nesse inverno que faz aqui no sul, vou poder fazer quando quiser!!! Obrigada Maqui pela dica!!! Continue postando receitinhas assim por aqui :) P.s. Nossa com Nutella deve ficar maravilhoso, não tinha pensado antes…. :D :D

  7. Manu  17.04.2015 | 12:14  

    Obg pela dica deu água na boca

  8. Mayara  13.04.2022 | 15:52  

    Eu amooooo!
    se deixar a massa mais durinha fica mais fácil pra fazer a bolinha certinha! e usar colher pequena também 🥰